Controlando o Estoque Por Chapas

Explica como trabalhar o estoque em chapas no Gransoftweb. Esse tutorial faz parte do treinamento de gestão de estoques e irá abordar todo o processo, desde a criação da chapa até a saída ou baixa do estoque.


Conforme explicado no Treinamento de Gestão de Estoques, existem duas formas de se trabalhar o estoque de pedras ou vidros dentro do sistema: a forma mais comum é controlar a entrada e saída desses materiais pela metragem quadrada total (m2). Esse processo é simples porque todas as entradas e saídas são realizadas de acordo com o M2 informado na compra ou na venda.

Já o controle de estoque por Chapa requer maior atenção por parte da empresa. Essa forma de trabalho é indicada principalmente para quem utiliza o sistema para revender chapas de vidro ou granito, mas também pode ser utilizado pela Marmoraria ou Vidraçaria desde que possua um responsável que possa controlar as entradas e as saídas de cada uma das Chapas do estoque.

O estoque de chapas pode ser consultado através do menu: ESTOQUES -> ESTOQUE DE CHAPAS.


Aqui podemos filtrar a chapas por filial (caso possua várias filiais cadastradas no sistema), filtrar pelo número de lote, pela situação do estoque, e também pelo status da reserva.

Clique no botão ATUALIZAR toda vez que alterar os filtros, para recarregar a lista de acordo com os critérios informados.

Na parte inferior dessa tela será exibido as informações totalizadoras, de acordo com a lista gerada.


O campo BUSCA permite a localização rápida através do nome ou código do material, filtrando os resultados conforme digitação. Ele também é utilizado para localizar informações específicas, como o número da chapa, ou o número de um lote.


Clicando no ícone AJUDA, será exibida uma opção de filtros customizáveis que podem ser aplicados na caixa de buscas. Exemplo: se desejar consultar todas as chapas do lote 339, basta informar o comando LOTE=339 e clicar em LOCALIZAR, para o sistema exibir todas as chapas do lote 339.


Essa tela pode ser visualizada de 2 formas: agrupando as chapas por MATERIAL (com o número de chapas e a m2 total), ou então exibindo as chapas sem agrupamento. A opção de visualização pode ser alterada clicando no ícone AÇÕES -> EXIBIÇÃO.

Cada chapa gerada possuirá uma característica própria. Clicando no ícone LUPA ao lado da descrição, é possível visualizar as informações de cada chapa, tais como: dimensões da chapa, Total da M2, situação, local de armazenamento, número do lote, e informações de custo, preço de venda, preço do M2 e documento (romaneio) de entrada.


É possível também anexar imagens da chapa.


A vantagem de se trabalhar o estoque por chapas é que podemos saber o custo médio do material com maior precisão, pois o mesmo será composto pelo total das chapas disponíveis no estoque. Dessa forma o meu custo se aproxima mais da realidade dos materiais. Diferente do controle pelo m2 fechado, onde o custo será sempre o da última compra.

Por padrão, o sistema é configurado para trabalhar o estoque pela m2 total, mas podemos alterar esse comportamento através de uma configuração específica do sistema. Acessando o menu SISTEMA -> CONFIGURAÇÕES GERAIS, indo para aba OPÇÕES GERAIS DO SISTEMA, localizo a configuração: "Sincroniza estoque de Chapas com Cadastro de Materiais?". Ao marcar essa opção,o sistema vai considerar sempre a somatória das chapas como total de m2 do material.


O processo de criação da chapa começa a partir do lançamento da Nota Fiscal de Compra ou de um Romaneio contendo a relação das chapas que estão sendo entregues pelo fornecedor. Não existe outra forma de lançar uma chapa no estoque fora o ROMANEIO DE ENTRADA.

Geramos um ROMANEIO DE ENTRADA através do menu ESTOQUES -> ENTRADA / SAÍDA DE ESTOQUES. Selecione a opção CRIAR NOVO ROMANEIO que aparece no menu OPÇÕES.


Se desejar, poderá fazer a importação pelo XML do Fornecedor, desde que as quantidades discriminadas na NFE sejam iguais ao total do que está sendo entregue fisicamente.

Crie um novo romaneio, selecione o fornecedor da chapa, e defina uma OPERAÇÃO DE ESTOQUE (ex: COMPRA DIRETA) que permita a entrada no estoque.


Depois de criado o romaneio, informe as chapas clicando no botão ADICIONAR CHAPAS, que aparece na aba ITENS.


Um formulário será exibido solicitando as dimensões das chapas para lançamento. Informe o material e as quantidades e dimensões conforme listado na relação enviado pelo fornecedor, e clique em LANÇAR CHAPA.


Será criado um registro de item no romaneio.

Se voce importou o XML do fornecedor, poderá desmembrar os itens da nota em chapas, seguindo esse procedimento:

Selecione o item desejado, e, através do menu AÇÕES, selecione a opção DESMEMBRAR CHAPAS. Será exibido o mesmo formulário solicitando o material do cadastro do sistema e as dimensões (Lembre-se de que o XML do fornecedor não traz as dimensões da chapa, apenas a quantidade da m2 total, por isso que precisamos especificar as dimensões).


Clique em ADICIONAR CHAPA. Será exibido um formulário para o detalhamento das dimensões de cada chapa. Preencha as informações de acordo com o romaneio enviado pelo fornecedor, e depois finalize clicando em ADICIONAR CHAPA.

Esse item será desmembrado em várias chapas conforme informado.

Outra forma de lançamento é através da importação de uma planilha excel contendo as dimensões das chapas. Isso pode ser feito através do menu AÇÕES, selecionando o comando IMPORTAR ITENS.


Seleciona a planilha excel onde encontra-se os dados, e faça a associação das colunas como exibido nas caixas de seleção.

Certifique-se de, nessa planilha, já possuir os itens codificados conforme o cadastro do seu sistema (Por exemplo, a coluna CÓDIGO da minha planilha será associada ao campo CÓDIGO que representa o cadastro do produto no sistema).

Selecione as colunas referentes a: Quantidade, Comprimento e Largura. Depois, clique na opção IMPORTAR e aguarde o sistema efetuar o lançamento no Romaneio.


Utilize a função DETALHAR CHAPAS sempre que desejar fazer ajustes nas dimensões das chapas lançadas. No momento da atualização do romaneio, o sistema irá criar as chapas de acordo com as dimensões informadas. Clique em SALVAR ALTERAÇÕES para efetivar as alterações.

Voce também pode fornecer as informações do número do lote antes da atualização do romaneio.


Depois de tudo lançado e verificado, prossiga com a geração do romaneio, clicando no botão FINALIZAR (Atualizar Estoques). O sistema vai processar a entrada do romaneio e criar a chapas no estoque.


Agora, consulte o estoque de chapas (ESTOQUE -> ESTOQUE DE CHAPAS) e verifique se as chapas foram lançadas. Você pode filtrar as chapas pelo número do lote (ex:LOTE=44), ou pelo número do Romaneio de Entrada (ex:ROMANEIO=333), para listar as chapas específicas de um documento ou lote.


A próxima etapa é selecionar as chapas e imprimir as etiquetas de identificação, que deverão ser coladas na chapa, garantindo a identificação do estoque físico com o estoque do sistema. As etiquetas contém o código (id) da chapa no sistema, o material e informações de ultima entrada e fornecedor.

Depois de selecionar as chapas desejadas, acesse o menu AÇÕES e clique em GERAR ETIQUETAS. Confirme para prosseguir com a geração.


Depois de geradas, as etiquetas poderão ser impressas pelo Aplicativo Gransoftweb para Windows, que pode ser acessado através desse LINK. Certifique-se de possuir o sistema instalado no seu computador.

Acesse o aplicativo, e selecione o módulo IMPRESSÃO DE ETIQUETAS.


Selecione a fila de impressão desejada e clique em IMPRIMIR.


As etiquetas serão impressas conforme modelo definido (customizado) da sua impressora. Para as impressoras térmicas (ex: ZEBRA), a impressão será direta. Nesse exemplo, estamos utilizando o modelo PIMACO, que gera as etiquetas em uma folha A4 que pode ser impressa em uma folha comum.


As etiquetas geradas auxiliam na identificação da chapa. É através dela que o funcionário do depósito efetua a baixa, ou a venda de cada chapa. As etiquetas auxiliam no controle dessa operação.

A baixa da chapa pode ocorrer de duas formas: alterando o status para VENDIDO (fora do estoque), ou então informando o % de consumo.


Por exemplo: para essa chapa, informamos que foram utilizados (consumidos) 50%, ou seja, possuímos apenas metade da m2 da chapa, então o sistema calcula um valor residual do m2.


Para vender uma ou várias chapas, selecionamos a(s) chapa(s) desejadas e clicamos na opção GERAR VENDA (disponível no menu AÇÕES).


Informe o nome do cliente, para o sistema criar uma VENDA DIRETA com as chapas selecionadas.


Quando finalizar a venda, o sistema irá baixar as chapas do estoque através, alterando o status para VENDIDO e recalculando a m2 dos materiais.​


Operações de Estoque

Operações de Estoque

Explica o funcionamento das operações de estoque e o impacto na gestão de estoques do sistema [...]